top of page

Tudo sobre o veludo!

Ultimamente usado em todo e qualquer contexto, o veludo sem dúvida alguma tem triunfado em muitas coleções desta estação e é visto com uma maior frequência pelas ruas das capitais da moda. Para melhor entender esta popularidade inesperada, vamos nos imergir na história do material que remete para a longínqua Idade Média.


O local de aparecimento do tecido com textura de toque macio, feito a partir das fibras de seda, não é certo. No entanto, acredita-se que foi a cultura oriental, nomeadamente os países como a Índia, a China e o Iraque, a inspirar a sua produção, bem como a sua posterior comercialização. Já nos meados do século XIII, o berço renascentista apostou na criação de todas as condições necessárias para o fabrico de roupas luxuosas, destinadas aos seus monarcas. Estas tiveram por base o na altura famoso veludo, que rapidamente adquiriu o uso noutros bens materiais italianos, tais como acessórios, mobília, cortinas, entre outros. Devido ao preço extremamente elevado, o tecido durante vários séculos protagonizou o roupeiro das classes altas, sem dar oportunidade de compra à maioria dos trabalhadores regulares.


Com os avanços da industrialização, as peças tornaram-se mais baratas. A sua produção maciça, a partir das fibras sintéticas, fez do veludo do século XX - glamoroso e usado em festas - acessível a qualquer membro da sociedade. A década de 60 destaca-se nesta viagem temporal, pela nova empregabilidade do veludo nas saias, calças e casacos casuais, fabricados para o uso diário. No que toca aos anos 80 e 90, há tendência para a produção de roupas de veludo cotelê que é cortado de forma a criar riscas verticais, como também de veludo devorê que possui desenhos e relevos no próprio tecido.

Atualmente, o mundo da moda demonstra-nos com clareza que podemos incorporar as peças de veludo em qualquer conjunto desde as cores pastel até as mais fortes e escuras, sem recear combiná-las com outros tipos de tecido, fazendo contrastes de tonalidades. Este facto verifica-se tanto nas tendências femininas, como nas masculinas. Portanto, não deve haver hesitações em experimentá-las, mesmo nas mais económicas lojas do mass-market. Boa sorte!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page