Trail Running: a junção perfeita entre desporto e natureza
Numa fase em que assistimos a uma crescente popularidade do Trail Running, iremos dar a conhecer um pouco mais acerca deste desporto que estabelece uma ligação única e especial com a natureza.
O Trail é uma forma desportiva que consiste em correr “fora” da normal pista, sendo praticada em trilhas de montanhas, caminhos secundários, veredas… O que o diferencia das caminhadas e corridas ditas normais é, então, a sua ocorrência em locais mais agrestes, em terrenos montanhosos com acentuados declives (ora a subir, ora a descer) que substituem o habitual alcatrão das estradas.
Parecendo que não, são muitas as corridas de trail que se organizam por todo o globo, mas lá está, como é algo relativamente recente, são poucas as entidades envolvidas neste tipo de atividade, algo que felizmente poderá estar a mudar, com o número de praticantes a aumentar a cada a ano que passa. A razão? Ora, os corredores dizem-se sentir muito mais relaxados neste tipo de corridas em comparação com outras, para não falar da fantástica paisagem envolvente e do admirável ambiente rural onde normalmente ocorrem.
Em Portugal, a modalidade é representada pela ATRP - Associação de Trail Running de Portugal, uma associação sem fins lucrativos que surgiu em 2012 com o objetivo de procurar promover e divulgar o Trail Running em Portugal
As distâncias das corridas apresentam grande variação, estando normalmente entre os 5 e os 160 km. São poucas as competições que excedem os 160 km, sendo essas chamadas de ultra-maratonas. Frequentemente também estão inseridos na prova postos de ajuda localizados a cada 5 a 10 km ao longo do percurso, fornecendo alimentos e bebidas aos participantes. A maioria destas corridas só têm uma única etapa, onde os corredores são cronometrados durante toda a duração da sua prova, incluindo paragens nos postos.
Comparada também às “corridas normais”, o número de participantes nos trails são limitados devido aos perigos e preocupações ambientais.
Em termos internacionais, o Ultra-Trail du Mont-Blanc é considerado o mais prestigiado da Europa, atravessando França, Itália e Suíça e contando com milhares de participantes. Em Portugal, o foco tem estado recentemente virado para o Ecotrail Funchal realizado na Madeira, naquela que é uma das corridas mais apelativas realizadas em território nacional, valorizando não só os locais emblemáticos da cidade do Funchal, como também a natureza madeirense.
Resumindo, o trail é uma atividade em natureza, ligado aos caminhos normalmente não utilizados por quem se quer deslocar rapidamente entre dois pontos. É uma atividade que se pratica na natureza e que por isso a respeita, deixando-a marcada apenas pelos nossos pés.
Certamente uma aventura a experimentar, não?