Está na hora de mudar
Na moda, tal como na vida, nada permanece igual durante o período de tempo demasiado prolongado, muito menos nas alturas dos novos começos que nos trouxe o 2017. É certo que há peças de roupa, calçado e acessórios para guardar bem no fundo do armário no momento das arrumações que são indispensáveis na véspera de uma nova estação.
De acordo com as coleções apresentadas nas semanas de moda, a primavera em traços gerais promete ter excessos de cores, recortes assimétricos, bem como apresentar formas originais, sobretudo no que toca aos casacos com ombros largos. Estas características dão a entender que as mudanças de tendências irão verificar-se. Decidi, então, falar-vos das principais:
1. Durante várias estações seguidas, os vestidos delicados com bordas de renda, que remetem para as peças de lingerie, protagonizaram não só o dia-a-dia, como também a vida noturna de muitas mulheres. No entanto, está na hora de desviar a nossa atenção para as peças com acabamentos metálicos, enquadrando-se desta forma na esperada popularidade do glamour dos anos 80.
2. Os conjuntos dentro das tonalidades nude, inspirados na famosa Kim Kardashian, são afastados para o segundo plano pela predominância de cores vivas, nomeadamente rosa e amarelo, nesta nova viragem de 2017.
3. O calor do verão passado foi frequentemente superado graças aos tops de ombros abertos (off-the-shoulder trend). Este ano, os estilistas sugerem-nos uma alternativa mais original baseada em camisas e camisolas com recortes assimétricos que deixam à vista, por exemplo, apenas um ombro, em vez dos dois.
4. Ultimamente, a gargantilha tem sido um dos acessórios mais procurados e usados dentro da comunidade feminina. A sua presença já se tornou excessiva em todo e qualquer contexto, pelo que esta pode ser substituída com os brincos grandes, capazes de dar um toque único, igualmente apelativo às mais variadas roupas dentro do estilo mais básico, que apresentam a ausência de padrões.
5. No que diz respeito ao calçado, aponta-se que os saltos muito altos e populares, sobretudo nas alturas mais frias, deixem de ser o must have. No seu lugar, usam-se as confortáveis, e abertas na parte de trás, mules.