Moonspell apresentam “Road To Extinction” em Leiria
Com mais de 20 anos de carreira, os Moonspell escolheram o teatro Miguel Franco para a apresentação do seu documentário, numa cidade bem conhecida pela banda. Entitulado de “Road To Extinction”, o documentário faz uma retrospetiva da gravação do álbum intercalada com testemunhos dos membros dos Moonspell e do produtor, Jens Bogren.
A cerimónia começou com um beer tasting de cervejas da própria banda: a Moon, de cor preta e com aroma afrutado, de café e chocolate; e a Spell, de cor vermelha e com toques de caramelo.
Após esta prova de cervejas, as pessoas deslocaram-se ao auditório para assistirem ao documentário. Filmado sempre a preto e branco – enfatizando o lado dark da banda - “Road To Extinction” começa com imagens de ensaios e toques finais dos músicos no seu estúdio (“Inferno”) antes de partirem para a Suécia, onde iriam gravar o álbum “Extinct”.
Quando parecia estar tudo afinado para finalmente gravarem as suas músicas, os Moonspell viajaram até à Escandinávia para os Fascination Street Studios, do produtor Jens Bogren. Foram semanas de bastante trabalho e dedicação, onde foi possível conjugar o profissionalismo com um ambiente familiar entre todos, mostrando o lado humano de pessoas que vivem da música e do espetáculo. Este ambiente foi referido pelo próprio realizador do documentário, Victor Castro, no final da cerimónia, que nunca se sentiu como um elemento de fora e foi sempre muito bem acolhido pela banda.
A mensagem do álbum é clara: a extinção. Apesar de terem sido convidados alguns professores especializados nesta questão para explicarem o fenómeno, foi o vocalista Fernando Ribeiro que, na parte final do documentário, explicou o nome do álbum fazendo referência a figuras influentes para os Moonspell e para o Heavy Metal em geral, que são Peter Steele e Ronnie James Dio. Estes músicos, que faleceram em 2010, deixaram um legado que não pode ser continuado por eles. A sua ausência, como refere Fernando Ribeiro, “fez-me pensar não em morte, (...), mas em extinção”.
Em baixo segue o link do documentário:
https://www.youtube.com/watch?v=jaju924bFPk